Paginas

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Chega de etiquete e boas maneiras.

É isso aí mesmo pessoal, chega de etiquete e boas maneiras! C'est fini, it's over, no más... Pelo menos por agora. Mas deixe-me explicar porquê, antes que vocês comecem a pensar que dei em louco.


A alguns dias atrás coloquei uma questão na pagina sobre a importância de etiqueta e boas maneiras, as diferentes respostas (assim como a ausência de muitas delas) levaram-me a chegar a conclusão que etiqueta e boas maneiras para alguns parecem ser daquelas coisas que ficam bem a qualquer um, mas que não são assim tão importantes.
Sim, existe muita gente por aí fora que parece não dar a mínima ás boas maneiras. Palavras como "obrigado" e "faça o favor" parecem não conhecer e gestos como levantar-se para deixar seu assento para os mais idosos ou manter a porta aberta para quem vem atrás, melhor até nem falar.


Comigo foi sempre diferente. Foi simplesmente assim que fui educado e criado. Para mim, etiqueta e boas maneiras são uma das coisas que separam-nos dos animais irracionais. Mas por outro lado, acredito que as vezes é bom ver e experimentar as coisas de um ângulo diferente do nosso. Por isso tive a ideia de me juntar ao outro team. É isso mesmo, viver por um tempo como um total desmaneirado, um grosso, e ver no que dá. Quem sabe eu não mude de convicção quanto à importância de etiqueta! 


O plano é simples. Me despir de todas as regras de etiqueta e esquecer todos os bons-maneirismos durante quatorze dias. Considere isso como uma investigação cientifica, ou seja, durante este tempo vou  juntar evidências empíricas baseadas em observações sistemáticas e controladas, resultantes de experiências ou pesquisa de campo - e analisá-las com o uso da lógica. As minhas experiências e conclusões tiradas serão partilhadas com todos vocês, seguidores do blogue e da página.


Mas como qualquer investigação cientifica, a minha não esta isenta de riscos. Qualquer investigador sabe que pode cair vitima de sua propria investigação. Todo o cuidado é pouco para não me tornar num  Dr. Bruce Banner e criar um Hulk, um monstro. Não pretendo continuar desmaneirado no final destas duas semanas, mas pode ser que acabe gostando demais da experiência e acabe ficando lá para sempre.


Portanto, nos próximos sete dias serei um verdadeiro grosso, um matumbo, desmaneirado. Se me ver andar pela calçada, melhor fugir para o outro lado da estrada. No more Mr. Nice Guy.