Olá gente boa. Desculpa não ter publicado nada ultimamente, mas é que tenho andado super-mega-hiper ocupado. Prometo que estarei mais presente cá no blogue nos próximos tempos.
Tenho hoje algo meio inédito a desabafar convosco. É meio diferente daquilo sobre o qual geralmente escrevo mas, espero que não se importem. De vez em quando é bom sair um pouco da rotina.
Assisti hoje uma reportagem interessante e super informativa na TV. Ela retratava o quotidiano e as vicissitudes de diferentes imigrantes africanos residentes em determinado país europeu. A velha e bem conhecida história da emigração a procura de melhores condições de vida.
Mas ao longo da narrativa comecei a sentir uma certa inquietação e aborrecimento. O narrador teimava em tratar os protagonistas simplesmente por "Africanos", embora estes fossem oriundos de diferentes países do continente negro. Pensei comigo mesmo; really!!? Ainda é assim que eles encaram os vários países africanos? Como se fossem todos iguais, sem nenhuma diferença cultural, social ou étnica?
Que atitude mais preconceituosa! Ou talvez mesmo algo ainda mais vil, racismo!
Só que logo a seguir lembrei-me de um facto que fez apaziguar minha indignidade. lembrei-me que venho de um país (africano) em que as coisas não são muito diferentes. Um país em que Mamadou, Youssef ou Keita - é tudo Mamadou! Chinês, vietnamita ou coreano - é tudo chinês! E Congolês, Cabindense ou Retornado - é tudo Zairense!
Afinal tudo é mesmo relativo e preconceituosos... ainda somos todos!
Se puder, deixe seu ponto de vista aí em baixo e siga meu blog. Obrigado.