quarta-feira, 4 de janeiro de 2012
Criticar ou não criticar, eis a questão.
Como humanos temos um inerente espírito critico. Tendemos a sublinhar os defeitos e passar por alto as virtudes. Assim nos sentimos tentados a sugerir, questionar ou criticar quando vimos algo que não se enquadra com o nosso senso de estilo ou preferencia de moda.
O que não é necessariamente errado. Criticas construtivas e positivas quando dadas de maneira correta podem sempre ajudar a pessoa em causa.
Mas a experiência mostra que não é lá muito simples criticar de forma construtiva, ou de uma forma que possa ajudar ou ser recebida de forma positiva pelo destinatário.
Para exemplificar, temos um álbum de fotos em nossa pagina no Facebook em que incentivamos os nossos seguidores a deixarem elogios ou criticas construtivas referente ao senso de estilo ou look de cada pessoa retratada. O álbum com o titulo "Hot or Not" tem sido um sucesso e a maioria tem deixado excelentes comentários e, como não podia mesmo deixar de ser, algumas criticas. Mas algumas delas são ou do tipo que quebra completamente a auto-estima e auto-confiança do receptor de tão duras que são, ou não apresentam qualquer sugestão aplicável de tão vagas que são.
Sendo assim, qual a maneira certa de fazer uma critica?
Ao formular uma critica é sempre bom ter em mente três pontos importantes:
1. Forneça um elogio.
2. Realce o ponto a aprimorar.
3. Dê um incentivo.
Elogio
Evite criticar severamente algo sem pelo menos reconhecer os méritos ou esforço da pessoa. Comece sempre com um elogio, por mais pequeno ou evasivo que for. Se você não consegue ver nada de bom invente: "você tem um silhueta linda" ou, "gostei da bravura que demonstras ao experimentar este look." Não exite em ser evasivo.
Critica
O segundo passo é apresentar a critica de forma clara e concisa. Dizer simplesmente, "que vestido horrível" ou "o Blazer não caiu bem" é vago demais. Tente explicar porque você acha que a peça não ficou bem e se possível apresente outras alternativas. Restrinja-se a criticar e apontar os erros apenas de questões de estética, execução e de bom gosto.
Em matéria de moda, é permitido cada vez mais e mais. O que antes era considerado um autentico "Faux pas" ou de mal gosto, vê-se agora por todo o lado desde as passarelles das mais prestigiadas casas de modas ás capas de revistas como a Vogue. Ainda assim, Gostos variam e todos tem suas preferencias sobre estilo, moda, estética, swagger e whatever.
É preciso por estes e outros motivos, ter muita cautela para por um lado não querermos impor os nossos gostos e preferências pessoais e por outro não ferir os sentimentos dos outros.
Incentivo
É sempre bom finalizar a sua critica com um incentivo, do tipo: "tenho certeza que isso deixará sua linda cintura fina mais acentuada", ou "podes crer que com isso você ficará mais elegante." Isso fará com que o receptor da critica esteja mais disposto não só a escutar a nossa critica assim como a mete-la em pratica.
Todos nos cometemos gafes de varias ordens de vez em quando e estamos sempre a aprender e a aperfeiçoar-nos, assim como alguém disse muito bonito certa vez "somos todos obras em andamento."
Espero ter criado uma consciência mesmo que pequena por aqui. Quando for criticar alguém faça pelo menos um elogio, mostrando que admira pelo menos um aspecto da pessoa que esta criticando, afirmando que ele não está fazendo tudo errado, porque ele ou ela realmente não está. E se não for capaz de dizer nem uma coisa boa sobre o look, aparência ou estilo da pessoa nem de dar um conselho sincero de forma amigável é melhor nem abrir a boca.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Excelente artigo!
ResponderEliminarO maior truque é Assertividade!!!!! Se se formos assertivos conseguiremos sempre dizer o que achamos, sem magoar terceiros.
http://afrovaidosas.blogspot.pt/