Paginas

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Uma chamada de atenção


Fico feliz em notar que um numero cada vez maior de angolanos como eu, vão fazendo bom uso das ferramentas que a internet oferece, possibilitando-as assim a se expressar livremente sobre uma gama variada de assuntos, fazer critica social e ser porta-voz da opinião publica. Desta forma muitos podem de maneira rápida e a baixo custo alcançar milhares, senão milhões, de leitores.

Além do cidadão comum também muitas empresas, organizações não governamentais, celebridades e até mesmo entidades politicas vão aderindo ao Twitter, Facebook, Youtube e outros canais. Com isso a blogosfera angolana vai ganhando rapidamente forma.

Isto é, sem duvida, de grande significância num país em que a grande maioria de nós cresceu sob um regime digamos ditatorial e em meio um ambiente de censura publica.

No entanto, embora seja animador e positivo ver esta revolução cibernética tomar forma, é importante também prestar atenção á qualidade e o nível de profissionalismo deste movimento. 
Nao quero aqui fazer um discurso moralista, mas a meu ver, alguns têm querido aparecer a todo custo e reivindicar seu lugar ao sol em detrimento da ética, moralidade, bom-gosto e profissionalismo. 

Certos blogs, portais e paginas de Facebook nacionais não são bem aquilo que argumentam ou professam ser. Na verdade não passam de canais sensacionalistas e inescrupulosos dispostos a recorrer a qualquer meio para chamar a atenção a si mesmos, adquirir seguidores e ganhar alguns comentários e "likes". Sobretudo com intromissão em vidas privadas e a dimensão exagerada concedida a noticias escandalosas e chocantes de âmbito nacional e internacional.

Embora eu muito pessoalmente não seja apologista de blogs, sites e paginas ao estilo do tabloide Britânico "The Sun", concordo que estes também tenham o direito de existir, visto que muita gente gosta de ler o tipo de matéria que eles publicam. Mas neste caso, seria bom que tais entidades se assumissem como tal, envés de se fazerem passar por algo que certamente não são.


Por exemplo em matéria de blogs é bom lembrar que, um artigo deve seguir a temática proposta pelo blog ou pagina, embora permita uma enorme liberdade opinativa, seu conteúdo está sujeito às mesmas regras legais de outras fontes, de modo que seu autor pode vir a ser responsabilizado juridicamente por aquilo que escreve.

Acredito que seria de grande ajuda se alguns experimentassem dar uma olhada á deontologia ou etica jornalistica antes de se aventurarem a publicar no espaço cibernético.

Sem comentários:

Enviar um comentário