Paginas

quinta-feira, 29 de março de 2012

Perguntas e Respostas

"Se chegarmos a um restaurante e virmos alguém conhecido (e não amigo), que já começou a sua refeição, devemos aproximarmo-nos, interromper e cumprimentar (beijos ou aperto de mão) ou acenamos cordialmente de longe?!"- E. Pinto


Cara E. Pinto,


Como humanos, somos seres bastante sociais (ou pelo menos a maioria de nós). Por isso gostamos todos de nos cumprimentar ou saudar uns aos outros sempre que nos encontramos no dia-a-dia, ou de algum outro modo surja a oportunidade para tal. 
Os gestos e formas variam de cultura para cultura e de povos para povos. Nos países ocidentais e na maioria do mundo, entre homem-homem costuma-se utilizar o aperto de mão No pais em que resido de momento, cumprimenta-se dando três beijos entre homem-mulher ou mulher-mulher quando já existe certa intimidade. Por isso leva-me certo tempo para aclimatizar-me de novo, sempre que me encontro de volta a Portugal ou Angola.
No entanto como diz o ditado, "A hora da refeição é uma hora sagrada". É considerado indelicado interromper a refeição de alguém. Quando a intimidade é grande, cumprimente rapidamente, sem dar a mão ou fazer as pessoas se levantarem. Caso contrario, limite-se a "acenar cordialmente de longe". 
Isso se dá não apenas por motivos de comodidade ou  evitar causar perda de apetite, mas também por motivos de higiene. Pouca gente se sentiria confortável em apertar as mãos de alguém, uma vez especialmente levadas para comer. A mim da-me logo vontade de as lavar outra vez.

Sem comentários:

Enviar um comentário